OVERLEAVES: MODOS ou “MODES”

Modos (“Modes”) são as as maneiras que usamos para alcançar nossos objetivos, os modos como realizamos ações que possam contribuir para esses fins. Assim como os Obstáculos de Personalidade (“Chief Features”), podemos transitar por diferentes Modos de acordo com o contexto e circunstâncias enfrentados no momento. Abaixo segue um resumo sobre os Modos que podem ser adotados por nós e suas polaridades “positiva”/”negativa” de acordo com Michael Teachings:

A. Caution (Cautela)
Com o modo de Cautela, seguimos pela vida com ponderação e sempre orientados para evitar ações que gerem consequências impactantes de maneira geral. Se por um lado este modo é propício para suportar situações intensas com maior administração de danos emocionais e para evitar maiores perigos e riscos desnecessários, por outro lado há a possibilidade de perdas de oportunidades devido ao receio excessivo que pode se manifestar na tomada de decisões e ações.

B. Reserved (Reserva)
Pessoas com o modo de Reserva mais ativo geralmente tendem a uma contenção de
expressividade e à introspecção. Atuar na vida com este modo consiste em reter um grande fluxo de sentimentos na maior parte do tempo, e há certa dificuldade em entender e processar a parte mais emocional da natureza humana. O modo de Reserva favorece a disciplina e um comportamento mais educado, contido — o que pode ser empregado positivamente para diversos fins. Entretanto, a inibição excessiva e o bloqueio experimentados neste modo são um grande desafio capaz de complicar e travar comunicações sadias e necessárias nos mais variados contextos.

C. Power (Poder)
Podemos considerá-lo um modo praticamente oposto aos dois anteriores. Fragmentos que adotam o modo de Poder tendem a se portar e a se expressar realçando seu poder pessoal e autoridade. O que está em jogo aqui é a afirmação da presença com toda a confiança em suas convicções e predisposições. Mais utilizado por papéis sólidos e conectados à realidade concreta, como Kings e Warriors, o modo de Poder é bem interessante de se ter, especialmente em situações que demandem grande senso de responsabilidade e atitudes mais assertivas e firmes. Se utilizado com desequilíbrio, pode facilmente se tornar um meio para a expressão de formas mais coercivas e opressoras de poder.

D. Passion (Paixão)
Quando falamos do modo de Paixão, na verdade estamos nos referindo mais à passionalidade e entusiasmo inerentes às intenções e aos atos do que apenas a termos amorosos. Pessoas que agem ativamente influenciadas pelo modo de Paixão buscam atividades que façam sentido e que sejam inspiradoras, se orientam primeiramente para aquilo que lhes soa mais excitante e interessante e geralmente não tendem a agir de forma ponderada e de acordo com a racionalidade em um primeiro momento. Trata-se de um modo mais enérgico e motivacional, que requer e favorece mais o envolvimento em nível emocional com o objeto de interesse. Da mesma forma, pode contribuir também para um excesso de envolvimento e investimentos em causas “perdidas” ou que não façam sentido, gerando sobrecargas emocionais e sofrimentos desnecessários.

E. Perseverance (Perseverança)
Facilmente confundido com o obstáculo da Teimosia, o modo de Perseverança é caracterizado pelo esforço contínuo em direção a determinado objetivo — mas sem o medo de mudanças como influência subjacente. Pessoas com o modo de Perseverança podem se tornar verdadeiros agentes incansáveis na busca de seus objetivos, e ele facilita a concentração ao se lidar com tarefas e atividades com muitos detalhes e que requerem paciência. O foco e a disciplina característicos deste modo são alguns dos seus aspectos mais positivos. Todavia, se em desequilíbrio, pode favorecer situações de inércia em que a recusa de outras alternativas e possibilidades retarda ou impossibilita resultados mais efetivos.

F. Agression (Agressão)
Com características similares ao modo de Poder, o modo de Agressão é uma espécie de versão exaltada — e por vezes desmedida — do poder pessoal, mesmo quando expresso de forma não intencional. Com este modo, a maior parte das interações de um determinado indivíduo se torna mais combativa e direta, resultando na afirmação de seu poder de maneira ostensiva e também intimidadora. Por um lado, certa dose de agressividade e coragem é muito bem-vinda para os desafios da vida, na execução de tarefas e no enfrentamento de situações difíceis e adversas. Por outro lado, uma pessoa com este modo não é geralmente afeita a meios de expressão mais diplomáticos, sendo mais suscetível a embates desnecessários (situações em que o “ataque é a melhor defesa”) e más interpretações por parte de outras pessoas.

G. Observation (Observação)
É um dos modos mais populares presentes no Plano Físico, sendo escolhido por cerca de 50% dos Fragmentos, que consiste, primeiramente, em estudar e observar as circunstâncias e deliberar sobre elas como forma de aprendizado ou previamente à execução das ações pretendidas. No modo de Observação, observam-se pessoas, acontecimentos vigentes e cenários a fim de se ter uma maior compreensão prévia do contexto mais amplo, de tudo que compõe a realidade na qual nos inserimos. Em polaridade positiva, favorece a aquisição de conhecimento através da observação (especialmente nos tempos atuais, com tantos cursos, vídeos, tutoriais e produções audiovisuais e digitais sobre diferentes tópicos). De modo menos positivo, com este modo há o risco de se acabar focando excessivamente a observação de tudo e de todos sem maiores finalidades, em um mero exercício de “espreita” pouco construtivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *