Segundo Michael Teachings, existem sete tipos de papéis (“Roles”) principais que podemos exercer ao longo de sucessivas vidas em nossos ciclos de aprendizado e todos eles “pertencem” a eixos e vibrações específicas. Os sete tipos de papéis desempenhados no Plano Físico são: Scholar (“Intelectual”), Warrior (“Guerreiro”), Priest (“Sacerdote”), Sage (“Sábio”), Server (“Servo”), King (“Rei”) e Artisan (“Artista”). Apesar de podermos ter a influência de mais de um papel de maneira secundária, escolhemos um papel principal para desempenharmos em vida e em cada um deles podemos manifestar polaridades mais positivas ou negativas (maior ou menor nível de consciência) de nossas personalidades . Neste post, iremos traçar abaixo resumidamente algumas características básicas de cada um deles:
Os Scholars são considerados os papéis mais “intelectualizados” e analíticos, cujas características principais estão relacionadas à busca e à retenção de informação, e correspondem a aproximadamente 14% de todos os presentes no Plano Físico. Ávidos e naturalmente curiosos por conhecimento, possuem inclinação natural a diferentes tipos de aprendizado, uma propensão a pesquisas mais aprofundadas sobre tópicos que lhes são de interesse.
O Warrior, como o próprio nome sugere, é um papel de tipo mais enérgico e voltado para a prática, para a ação. Costuma atingir os seus objetivos buscando sempre fazer convergir o que foi aprendido e ensinado para a práxis através de sua objetividade, determinação, predisposição, vigor, direção e força. Juntamente com a figura do King, o Warrior é especialista em concluir o que foi proposto no Plano Físico, sendo provido de uma aura mais objetiva e até mesmo “masculina”.
Os Priests são papéis do tipo Exalted e compõem cerca de 8% da população mundial atual. Como um dos tipos mais fervorosos e também comprometidos com o conhecimento espiritual (religioso ou não), são geralmente ligados à fé, às suas convicções e anseiam por avanços e melhorias do ponto de vista coletivo. São considerados também um dos papéis mais benévolos, mas, quando cegos e envoltos em qualquer tipo de fanatismo e doutrina, podem atuar em um lado negativo da falsa personalidade (como todos os outros, diga-se de passagem), insistindo em uma obstinação sem acurácia, respaldo e credibilidade de informações e fatos reais.
Segundo os Michael Teachings, os Servers são considerados papéis mais altruístas do que todos os demais, devido a sua aptidão natural para o serviço e para ajudar o próximo de maneira, digamos, mais desinteressada. De aspecto confiável e modesto, os Servers (junto com os Warriors) são práticos, produtivos, atenciosos, detalhistas e orientados à execução de ações, sem contudo aspirar a fama, reconhecimento ostensivo e aplausos por seus esforços. Apesar de parecer um papel menos “glamouroso” (sobretudo no mundo atual, em que se valorizam juventude e individualismo), os Servers são peças imprescindíveis à engrenagem do Plano Físico e sabem o valor dos papéis que desempenham — conseguem entender que o serviço, no fim das contas, is the real deal.
Os Sages são considerados o mais expressivo dos papéis e respondem por cerca de 10% da população mundial atual. Naturalmente desenvoltos, são caracterizados por um amplo alcance em termos de comunicação, sendo articulados e por vezes dotados de excepcional senso de humor. Extremamente criativos como os Artisans, os Sages se apresentam como o mais divertido de todos os papéis.
Kings são papéis que pertencem à energia Exalted e se orientam para a ação. São muito impactantes, os verdadeiros CEOs dos Michael Teachings, e respondem por aproximadamente 4% das Essências presentes no Plano Físico atualmente. O King é O líder nato, e está sempre visualizando o cenário macro com o intuito de direcionar a ação de todas as partes para a construção de uma realidade melhor e a conquista de objetivos que sirvam ao bem comum (além de sua completude e satisfação pessoal como líder). Da mesma forma que os Priests, Kings têm uma inclinação natural para lidar com massas e grupos de pessoas, identificando talentos e utilidades individuais e delegando funções correspondentes para obter um bom resultado final.
Artisans são os verdadeiros artistas dos Michael Teachings, correspondendo a 22% da população atual. O Artisan se alimenta de sua vontade de criar novas coisas, ideias, visões, realidades etc. Onde houver algum espaço para a adição de um novo aspecto em meio ao comum e rotineiro, o Artisan irá atuar.